top of page
Tumb_Direto_ao_Ponto_V4.png

Tarifa zero: Natal não pode ficar para trás nesse debate

  • Foto do escritor: Fernando Mineiro
    Fernando Mineiro
  • 28 de mar.
  • 2 min de leitura
Natal nunca teve licitação para o transporte público da cidade
Natal nunca teve licitação para o transporte público da cidade

Acompanhei, sem surpresa, pela imprensa, o anúncio de mais um reajuste na tarifa do transporte público em Natal. A passagem de ônibus, que já é cara diante da qualidade do sistema e do custo de vida da nossa população, saltou de R$ 4,90 para R$ 5,20 — um aumento de 6,21%.


Mais do mesmo: o prefeito Paulinho Freire repete seus antecessores e trata o problema do transporte público apenas sob a ótica dos empresários, vistos por ele como as principais vítimas da falta de planejamento. Na realidade, quem é penalizado nessa relação é o usuário, que paga caro por um serviço de baixa qualidade.


Os estudos e dados que justificariam o aumento nunca são divulgados. Por outro lado — e com razão —, a famosa “caixa-preta do Seturn” é sempre lembrada a cada novo reajuste.


Enquanto isso, Paulinho Freire se soma à lista de gestores que empurram com a barriga a licitação do sistema público de transporte da cidade — sempre prometida, nunca executada.


É importante lembrar: em Natal, nunca houve licitação para a concessão dos serviços de transporte público por ônibus. Ainda nos anos 1990, quando exerci mandato de vereador, apresentei representação ao Ministério Público denunciando essa situação e cobrando a abertura do processo licitatório. Nada mudou de lá para cá.


O debate e as soluções para o transporte público são mais do que urgentes no Brasil. Na Câmara Federal, tenho acompanhado de perto essa pauta, com destaque para a proposta da tarifa zero. Há experiências bem-sucedidas em mais de 145 cidades brasileiras que já implementaram a isenção total ou parcial da tarifa, o que demonstra a viabilidade da proposta.


O presidente Lula determinou que o Ministério da Fazenda elabore um estudo para avaliar o impacto da tarifa zero em todo o país. Há, inclusive, mais de um projeto em tramitação no Congresso Nacional sobre o tema e, em breve, uma comissão especial será instalada na Câmara dos Deputados para aprofundar esse debate.


Serei membro titular dessa comissão e, desde já, coloco nosso mandato à disposição para contribuir com um debate sério, técnico e comprometido com a população. O transporte público é, hoje, a segunda maior despesa das famílias brasileiras, ficando atrás apenas dos custos com moradia.


Assim como o fim da escala 6x1, a tarifa zero precisa deixar de ser apenas uma ideia para se tornar uma prioridade concreta. Garantir o direito de ir e vir não pode ser privilégio — deve ser política pública. É hora de Natal e do Brasil enfrentarem esse debate com coragem, transparência e compromisso com quem mais precisa.

Deputado Federal Fernando Mineiro

Sobre mim

Fernando Mineiro foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte (RN) em 2022, com 83.481 votos. Em sua trajetória política, cumpriu quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal e outros quatro como deputado estadual na Assembleia Legislativa do RN.

 

Leia mais

 

Faça parte da nossa
comunidade do WhatsApp

© Desenvolvido em 2025

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • TikTok
  • Flickr
bottom of page