top of page
Tumb_Direto_ao_Ponto_V4.png

Direita quer impedir o fim da escala 6 x 1

  • Foto do escritor: Fernando Mineiro
    Fernando Mineiro
  • 20 de mai.
  • 2 min de leitura

Os deputados federais do Rio Grande do Norte, Sargento Gonçalves, General Girão e João Maia, e outros 168 parlamentares Brasil afora, assinaram uma emenda que empurra para daqui a 10 anos o fim da escala 6 x 1 no país.

 

A emenda, proposta pelo deputado Tião Medeiros, é um ataque direto ao projeto que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias fixos de descanso sem redução salarial.

 

O texto ainda cria uma exceção para as chamadas “atividades essenciais”, como saúde, segurança, transporte, energia, logística e agropecuária, permitindo jornadas de até 44 horas semanais, desde que regulamentadas por lei complementar.

 

Traduzindo do congressês para o português: é uma manobra para manter praticamente tudo como está e continuar empurrando para trabalhadores e trabalhadoras a conta do modelo de exploração defendido por parte do empresariado brasileiro.

 

A leitura do relatório da Comissão Especial que analisa a PEC do fim da escala 6 x 1 aconteceria hoje, mas acabou adiada para segunda-feira por divergências sobre a transição e outros pontos do texto.

 

Como muita gente já previa — e eu mesmo repeti várias vezes aqui — o setor mais ultraconservador do Congresso, sustentado por empresários reacionários que enxergam direitos sociais como ameaça, começou a agir nos bastidores para sabotar qualquer avanço na redução da jornada de trabalho.

 

Mais de 70% da população brasileira já se manifestou favoravelmente ao fim da escala 6 x 1.

 

Ainda assim, parte do Congresso segue fingindo que não ouviu a sociedade e trabalhando para adiar uma mudança que já deveria ter acontecido há muito tempo.

 

Por isso, não basta apenas acompanhar a votação pelas redes sociais. É preciso pressão popular, mobilização e cobrança direta sobre deputados e senadores nos estados. Porque, se depender dos defensores da velha lógica do “trabalha mais e reclama menos”, o descanso do trabalhador brasileiro continuará sendo tratado como privilégio — e não como direito.

 

Deputado Federal Fernando Mineiro

Sobre mim

Fernando Mineiro foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte (RN) em 2022, com 83.481 votos. Em sua trajetória política, cumpriu quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal e outros quatro como deputado estadual na Assembleia Legislativa do RN.

 

Leia mais

 

Faça parte da nossa
comunidade do WhatsApp

© Desenvolvido em 2025

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • TikTok
  • Flickr
bottom of page