top of page
Tumb_Direto_ao_Ponto_V4.png

PEC de Rogério Marinho é a volta ao Brasil pré-CLT

  • Foto do escritor: Fernando Mineiro
    Fernando Mineiro
  • 4 de jun.
  • 2 min de leitura

A PEC 12/2026, de autoria do senador Rogério Marinho, não representa a modernização das relações de trabalho, mas uma tentativa de levar o Brasil de volta aos anos 1940, antes mesmo da consolidação dos direitos trabalhistas garantidos pela CLT.

 

Em linhas gerais, é o que significa a alteração do artigo 7º da Constituição, permitindo que o trabalhador escolha entre o regime tradicional da CLT e um regime alternativo baseado em horas efetivamente trabalhadas.

 

Por trás do discurso de flexibilização e liberdade de contratação, a proposta abre caminho para o enfraquecimento das proteções construídas ao longo de décadas de lutas sociais. Ao estimular formas de contratação cada vez mais fragmentadas e vinculadas à demanda das empresas, a PEC reduz a previsibilidade da renda, enfraquece a negociação coletiva e transfere ao trabalhador os riscos da atividade econômica.

 

A lógica é simples: quando o empregador só paga pelo tempo efetivamente utilizado, o trabalhador passa a conviver com a incerteza permanente sobre quanto irá receber no fim do mês. É a substituição da segurança por uma relação precária, semelhante à realidade enfrentada pelos brasileiros antes da criação da CLT.

 

Não é por acaso que a proposta surge justamente quando a sociedade debate a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1. Enquanto os trabalhadores reivindicam mais qualidade de vida, tempo livre e dignidade, a PEC responde com menos proteção e mais vulnerabilidade.

 

Se aprovada, a PEC 12/2026 poderá desmontar pilares históricos da legislação trabalhista brasileira e nos fazer retroceder a um período em que o trabalho era marcado pela ausência de direitos e pela predominância dos interesses econômicos sobre a dignidade humana.

 

Como tenho dito e repetido, somente uma grande mobilização social, com o apoio dos sindicatos, das centrais sindicais e do povo nas ruas, será capaz de garantir no Senado a aprovação do texto que já avançou na Câmara dos Deputados.

 

É hora de arregaçar as mangas e consolidar essa vitória.

Deputado Federal Fernando Mineiro

Sobre mim

Fernando Mineiro foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte (RN) em 2022, com 83.481 votos. Em sua trajetória política, cumpriu quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal e outros quatro como deputado estadual na Assembleia Legislativa do RN.

 

Leia mais

 

Faça parte da nossa
comunidade do WhatsApp

© Desenvolvido em 2025

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • TikTok
  • Flickr
bottom of page